Quando eu trabalhava em um emprego formal, me via batendo o cartão de ponto, que rigorosamente apontava para o RH os minutos de atraso.
Nessas horas, eu sempre me perguntava:
“Como seria se eu tivesse o meu próprio negócio?”
“Como seria se eu tivesse liberdade e mais tempo para fazer minhas coisas?”
A liberdade começou com a demissão. E o desejo de construir um negócio online, surgiu da necessidade de se ter mais renda e liberdade, então, descobri na internet um mundo de possibilidades. Foi assim que conheci o Marketing de Afiliado.
Mas afinal, o que é marketing de afiliado?
Na prática, trabalhar com marketing de afiliado é recomendar produtos ou serviços por outras empresas. Um afiliado faz uma venda e recebe uma comissão em troca.
Trabalhar com Marketing de Afiliado não é difícil, mas como qualquer negócio, requer conhecimento, planejamento e consistência para gerar resultados.
No início, mergulhei nos estudos sobre o marketing de afiliado, fiz cursos e aprendi estratégias e ferramentas necessárias para estruturar o negócio.
Agora, como empreendedora digital, quero mostrar que é possível ganhar dinheiro trabalhando com a internet. Você pode trabalhar de qualquer lugar e conseguir a liberdade de tempo que muita gente almeja. Além de tudo, pode ser uma ferramenta para conquistar a tão sonhada liberdade financeira.
Mas não se iluda, não pense que você vai entrar nessa área achando que terá um enriquecimento rápido e com pouco esforço.
Como em qualquer negócio, o sucesso não chega de um dia para outro e para isso acontecer, vai depender do esforço, conhecimento e de um trabalho consistente.
Listei aqui algumas informações que você precisa saber para trabalhar como afiliado e montar um negócio online bem estruturado.
1° Comece fazendo um curso completo sobre Marketing de Afiliado
Muitas informações estão disponibilizadas em artigos ou vídeos no YouTube. No entanto, percebi que não adiantava eu ficar vendo vídeos sem um objetivo certo.
Portanto, é fundamental estruturar o negócio estudando um curso online e seguindo um passo a passo, em cada etapa. Esse é o segredo do sucesso no Marketing de afiliado, principalmente por ter inúmeras informações técnicas reunidas em um único lugar.
Não há nada melhor que aprender com um mestre no assunto, eu sempre indico um curso, foi nele que aprendi a construir um negócio digital 100% do zero.
Para maiores informações sobre o curso, CLIQUE AQUI
2° Escolha um Nicho de mercado
Para ter um negócio online bem-sucedido você deve começar escolhendo um nicho de mercado que irá atuar, assim, vai entender a necessidade do seu público.
É importante que inicialmente, você se identifique com o tema do nicho e que seja um apaixonado pelo assunto. Visto que, você irá promover produtos no segmento que escolher. É sempre bom indicar produtos que gostamos e confiamos.
Faça uma pesquisa para saber se o nicho escolhido pode ser rentável e se existe demanda suficiente para promover os produtos.
3° Crie um blog
Existem inúmeras formas de se promover um produto sem ter blog ou site. Minha primeira venda por exemplo, foi por indicação na minha rede de contatos e sem muito conhecimento sobre o assunto. Em breve vou lançar artigos ensinando como promover produtos sem o blog.
Entretanto, considere a criação de um blog/site como um ativo para seu negócio.
Eu acho importante ter um site tanto para geração de tráfego (pessoas visitando seu site), como para fazer mais vendas.
Mas não se desespere, não é complicado criar um blog ou site de sucesso.
Hoje com as novas plataformas, é possível que você mesmo crie seu site profissional, sem precisar contratar um profissional. Basicamente são 4 passos para estruturar um site:
- Registrar seu domínio: acesse o site Registro.br e registre o seu domínio, que será o nome do seu site.
- Compre uma hospedagem de sites: existem diversas opções de compra de hospedagem para sites. No entanto, você deve escolher investir em um serviço de qualidade e confiança. Indico a Hostgator por ter planos em conta e ter qualidade, mas você pode pesquisar alternativas.
- Escolher a melhor plataforma CMS: você pode criar um blog no blogger do Google, ou em outras plataformas. Entretanto, o WordPress é a melhor plataforma para a criação de blogs e sites.
- Instale um template profissional do WordPress: como estamos montando um negócio, devemos ser bem profissionais, não é mesmo? Você pode investir em um template para WordPress e deixar o seu blog atraente e profissional.
Seguindo todos os passos você vai ter um negócio online de sucesso, mas não para por aí, continue lendo até o final e aprenda mais!
4° Geração de conteúdo de qualidade
Não adianta ter um blog ou site com conteúdo qualquer. Você deve aprender a gerar conteúdo relevante para o público que deseja atrair para o seu site. Existem técnicas de criação de conteúdo que você não pode deixar de lado.
O seu conteúdo deve gerar valor para os leitores e, além disso, você deve otimizar seu site com técnicas de SEO – Search Engine Optimization (Otimização de sites). Assim, seu site vai aparecer na primeira página de pesquisa do Google e de outros buscadores online.
4° Cadastro nos programas de afiliados
Os programas de afiliados são sites ou plataformas que disponibilizam produtos para afiliados divulgarem.
Para começar a ter sucesso no mercado de afiliados você precisa conhecer e se cadastrar nos melhores programas de afiliados.
- Hotmart: essa plataforma é a pioneira no Brasil, considerada a maior plataforma de produtos digitais. Você pode fazer o cadastro gratuitamente, escolher os produtos e começar a vender na internet, mas antes, deve aprender a divulgar corretamente.
- Monetizze: outra plataforma que disponibiliza produtos para afiliados divulgar e ganhar comissões generosas. Na Monetize você encontra centenas de cursos online para divulgar e ganhar dinheiro, o cadastro na plataforma também é grátis.
- Eduzz: essa plataforma é semelhante as que já foram citadas, mas cada uma delas possuem particularidades. Você pode se cadastrar em todas, já que o cadastro é grátis, mas deve estudar o melhor produto para divulgar no nicho de mercado escolhido. Gosto muito do atendimento da Eduzz, por isso também, indico a plataforma.
Não divulgue links de afiliado de qualquer maneira na internet. Para ter sucesso é preciso ter planejamento e seguir estratégias testadas e comprovadas. Caso contrário, você pode ter links removidos e ser banido de algumas afiliações.
6° Geração de tráfego: divulgação de links gratuitos
Quando falamos em tráfego, estamos falando nada mais nada menos que, atração de pessoas para visitar seu blog e redes sociais. É assim que as vendas acontecem no marketing de afiliados.
Quanto mais pessoas acessando o seu link, mais chances de vender. Portanto, existem estratégias de geração de tráfego.
Existem muitas maneiras de atrair pessoas para comprar nos seus links de afiliado. Porém, é preciso saber gerar tráfego gratuito de maneira correta.
Você deve montar a estrutura online, com blog/site, Facebook, Instagram, YouTube e outras redes sociais e investir em divulgação e compartilhamento grátis.
Aproveite o que tem nas mãos gratuitamente, sua rede de contatos é valiosa, e um excelente caminho para começar. Criar uma fanpage e alimentar com conteúdos sobre o nicho escolhido, também é uma forma de divulgação. E faça a mesma coisa no instagram, crie uma vitrine atrativa, gere conteúdos de valor que naturalmente você vai conquistando uma audiência. Aproveite o Youtube, é uma excelente forma de promover seus links como afiliado.
É possível ganhar dinheiro divulgando sem investir em anúncios pagos, mas vamos falar um pouco de anúncios patrocinados.
7° Anúncios pagos
Além de divulgar seus links na sua estrutura de vendas online, você deve considerar o investimento em anúncios. Entretanto, algumas pessoas começam no marketing de afiliados comprando um curso completo, mas preferem não investir dinheiro em anúncios.
Porém, os anúncios possuem o poder de atrair milhares de pessoas rapidamente. Portanto, muitos afiliados vendem muito quando fazem anúncios no Facebook Ads, Instagram Ads, Google Adwords e YouTube.
Se quiser anunciar como afiliado eu recomendo que comece no Facebook e Instagram.
8° Análise de resultados
Depois de montar toda a sua estrutura de divulgação no marketing de afiliado, é preciso analisar os resultados. Você deve monitorar as visitas no seu blog, e ver quais estratégias estão gerando cliques e vendas nos seus links.
Não adianta criar campanhas de vendas online se não analisar os resultados. Esse é um grande erro que a maioria dos afiliados iniciantes cometem, negligenciar a análise de resultados.
Agora é com você…
Eu te apresentei uma boa opção de modelo de negócios online, o marketing de afiliado e espero ter ajudado com essas informações.
E caso tenha tido interesse em trabalhar com Marketing de Afiliado, não deixe de fazer um curso completo. Clique aqui se ainda não viu o curso online que te indiquei.
E acrescento um link com depoimentos de alunos que já fizeram esse curso:
Depoimentos de alunos – Fórmula Negócio Online
Se tiver dúvidas sobre o conteúdo, é só comentar que eu vou responder com carinho. 😛
Até o próximo post.